O QUE É VOCAÇÃO?

O QUE É VOCAÇÃO?

VOCAÇÃO é o chamado que Deus nos dirige, tendo como objetivo a nossa felicidade. Ele nos chama de forma amorosa e gratuita e espera a nossa resposta livre e desinteressada.

Deus chama a cada um de nós para realizarmos a nossa vocação de um modo específico: sacerdote, religioso ou leigo.

VOCÊ JÁ DESCOBRIU SUA VOCAÇÃO? VENHA DESCOBRIR!

Entre em contato conosco: vocacaobonfim@hotmail.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VOCAÇÃO E MISSÃO




Durante o mês de agosto a Igreja nos propõe uma meditação sobre a missão e nos lembra, ainda, que Ela toda é missionária: Papa, Bispos, Padres, Religiosos, Religiosas, Seminaristas e Leigos. Você também é missionário desde o dia do seu Batismo!

Terras de missão!

Em primeiro lugar é preciso repensar o termo “terras de missão”, que para nós se restringe às terras da Amazônia, China, África ou qualquer outro lugar onde a fé cristã ainda não tenha chegado. Porém, a terra de missão a que vamos voltar o nosso olhar não está distante de nós, está em nossa casa, em nossa cidade e, sobretudo, em nosso belo país que pensamos já estar totalmente cristianizado, cujo nascimento se deu sob os auspícios da Santa Cruz; cujo primeiro compromisso foi assistir à Santa Missa, que se realizou no dia 26 de abril do ano de 1500, quatro dias após o seu descobrimento; cujo primeiro nome era Ilha de Vera Cruz e segundo nome Terra de Santa Cruz. Esse nosso Católico Pais é sim uma terra de missão onde muitas pessoas não ouviram falar em Jesus Cristo, ou apenas ouviram, mas não se comprometeram com seu Reino de amor e continuam vivendo como se Deus não existisse.

As grandes cidades mais parecem um acampamento de bárbaros do que cidades onde pessoas civilizadas convivem e onde o amor e a fraternidade deveria permear as relações mútuas, onde a vida humana é inferior aos ovos de Tartarugas, onde as leis justificam a injustiça, enfim, onde Deus não entra. As famílias, “células mãe da sociedade”, não são mais um ambiente de crescimento, mas de competição. As suas estruturas são mudadas para validar uma ideologia do relativismo e trocadas por atos não naturais em nome da pseudo-liberdade. Estes são sinais de um Brasil não cristão. Esta é a verdadeira terra de missão, bem próxima a nós.

Infelizmente, já não podemos cantar sinceramente a música do Padre Zezinho que mostra um interior onde o homem “se benze, pensa em Deus e não sente vergonha de ter fé”. Basta visitarmos algumas comunidades do interior e veremos que poucos ainda praticam a religião e, os que a praticam, são em numero reduzido e já de idade avançada. Não existe uma renovação em nossas comunidades rurais, as pessoas estão envelhecendo e outras não tomam os seus lugares. Há, por exemplo, uma comunidade onde a animadora já tem mais de 70 anos e, enferma, não pode mais andar, devido a uma queda que sofreu voltando da capela, à noite; e graças a Deus existe essa mulher escolhida! O catequista daquela comunidade mora a 40km e não tem estrada de acesso.

Não podemos ficar inertes diante de tamanha carência de missionários, diante da extrema necessidade de homens, como os santos que deixaram tudo para se aventurar nestas terras: lembremos de São Francisco Xavier, Beato José de Anchieta, entre tantos outros. Cada um de nós deve se perguntar: o que posso fazer para amenizar esta realidade? Não só estas realidades que citei acima, mas aquelas outras tantas que estão ao nosso alcance, como por exemplo: minha família, como pode melhorar? E minha rua, meu bairro, minha cidade...? É preciso perguntar-se como Santa Terezinha do Menino Jesus: qual o meu lugar na Igreja? A necessidade da Igreja é urgente, não podemos nos esquecer. Como gastarei minha vida? Como posso ajudar na construção do Reino de Deus? Perguntemos diariamente a Deus: “Senhor que queres que eu faça?”.

Ele responderá:

“A messe grande, mas os operários são poucos”, portanto “vem e segue-Me!”

Pastoral Vocacional da Diocese de Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário