O QUE É VOCAÇÃO?

O QUE É VOCAÇÃO?

VOCAÇÃO é o chamado que Deus nos dirige, tendo como objetivo a nossa felicidade. Ele nos chama de forma amorosa e gratuita e espera a nossa resposta livre e desinteressada.

Deus chama a cada um de nós para realizarmos a nossa vocação de um modo específico: sacerdote, religioso ou leigo.

VOCÊ JÁ DESCOBRIU SUA VOCAÇÃO? VENHA DESCOBRIR!

Entre em contato conosco: vocacaobonfim@hotmail.com

domingo, 18 de julho de 2010

VIDA RELIGIOSA FEMININA


A Vocação Religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo. As religiosas são consagradas a Deus para servi-lo e para servir aos irmãos e irmãs. Este serviço se dá através de um jeito próprio, ou seja, de acordo com o Carisma de cada Congregação Religiosa e de cada membro da mesma como um dom, como um modo próprio de ser e agir. Esse dom dado pelo Espírito torna a pessoa apta a realizar determinada missão.

A jovem vocacionada ingressa em uma família religiosa conforme o carisma pessoal e de acordo com o Carisma da Instituição que ela escolhe para uma missão específica.

As Religiosas são mulheres que ouviram um dia o chamado de Deus para colocarem suas vidas a serviço, em total entrega a Deus e aos irmãos e irmãs. São chamados a deixarem tudo: casa, família, propriedade, bens, e livremente ingressam numa Congregação ou Ordem religiosa. Professam os Votos de pobreza, castidade e obediência.

Pobreza aqui quer ter o significado de capacidade de desprendimento de si mesmo, não ter nada de próprio, para que, livre dos bens materiais, na liberdade interior, possa ter Deus como o Tudo, único bem, o Absoluto de sua vida.

Castidade é, além da renúncia livre do matrimônio, ser capaz de ofertar seu coração e todo o seu ser a Deus, numa abertura de amor mais ampla, livre, um amor oblativo, a Deus e nele, a todas as pessoas, numa entrega amorosa na missão que assume como projeto de Deus para sua vida.

Obediência é a busca constante da vontade de Deus, para melhor servir. A obediência a Deus passa por mediações: A Igreja, a Congregação religiosa na pessoa dos superiores e à fraternidade.
Ela se dá através de um íntimo relacionamento com Deus, na abertura e confronto aberto, maduro e sincero entre os membros.

O Fundamento da Vida Consagrada é Jesus Cristo. Ele, que sendo de condição divina não quis viver segundo a glória que tinha, mas se esvaziou, veio a este mundo, tornando-se um de nós, e em atitude de humildade se entregou até à morte e morte de Cruz (cf fil 2, 1-11s). É Ele próprio quem faz apelo para o seu seguimento: “Jesus subiu ao monte e chamou os que Ele quis escolher e foram até Ele” ( Mc3,13); Constituiu o grupo dos doze para que ficassem com Ele... e os enviou a pregar, com poder de expulsar os demônios e realizar a mesma missão que Ele realizava.

Um comentário:

  1. Ótima ideia. Vou pensar com carinho em seguir a carreira religiosa. Eu vou!

    ResponderExcluir